O Meu Porto
- Ana Pinheiro
- 24 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Por Ana Pinheiro
"Uma cidade tímida, cheia de segredos, mas com uma enorme vontade de os desvendar e de se deixar conhecer verdadeiramente. A quem, sem pressas, vem(...)."
Uma cidade de alma velha que anseia contar as suas histórias.

O Porto é uma cidade sem pressas, mas com vontade de crescer, acolhedora na sua grandeza e das suas gentes. Uma cidade que convida a ficar, que nos cativa a cada dia que passamos nela e nos faz sentir em casa. Uma cidade tímida, cheia de segredos. Mas com uma enorme vontade de os desvendar e de se deixar conhecer verdadeiramente. A quem, sem pressas, vem de alma aberta para conhecer a sua e se deixar surpreender.
Um cantinho do Norte entre o rio e o mar que nos faz sentir seguros, que nos apaixona. Uma cidade invicta e leal, que se mantem fiel à sua história, que durante muito tempo passou despercebida a quase toda a gente e a tornou “fria e cinzenta” como lhe chamavam. Mas agora, o "velho casario", renasceu e com ele toda a sua imponência. Tornou-se um palácio, que muitos querem visitar, mas que precisa de ser guardado e protegido, porque nem todos o querem conhecer.
Uma cidade de ruas estreitas que nos aconchegam e nos fazem sentir seguros, como as pessoas que nelas habitam. Nelas perdemos a noção do tempo e com vontade, também, de nos perdermos entre as imponentes paredes de pedra que nos vão contando as histórias que ali se viveram um dia. Aqui aprendemos a dar atenção aos detalhes, aos pequenos pormenores. Cada janela, cada porta, escadaria ou candeeiro completam a sua magia. E as pessoas. As pessoas que fazem a alma da cidade. Os senhores das castanhas, aqueles que vão para as ruas mostrar o seu talento e as enchem de alegria, as tunas e os estudantes, os “moradores” do Bolhão! Tudo isto faz da cidade aquilo que ela é.
Uma cidade com uma magia diferente, uma brisa suave e um calor aconchegante. Com tanto para dar!
É mais que a Torre dos Clérigos, a Ponte D. Luís, o Vinho do Porto, mais que o Melhor Destino Europeu. São as pessoas, os sabores, as experiências e os sentimentos.
Dificeis de explicar, mas que nos fazem querer ficar e conhecê-la como ninguém. Uma cidade que nos muda, para melhor. Que nos desafia a fugir da rotina. É um Porto de Abrigo. Que se tornou o meu Porto de Abrigo há quase quatro anos.
Este, é o meu Porto.
Comments