O Terreirinho do Sr. João
- Ana Pinheiro
- 19 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
De frente para a porta do antigo teatro da Ribeira, "O Terreirinho" é um restaurante tradicional, bem à moda do Porto.

No coração da Ribeira, entre pessoas e lugares, chegamos ao Largo do Terreirinho, acolhedor, entre as paredes de pedra que o envolvem e que escondem histórias que muito poucos sabem. Histórias como a do antigo teatro da Ribeira. A porta que hoje guarda muito do sustento d'O Terreirinho, guardou em tempos as almas ambiciosas dos artistas portuenses, que ali faziam do coração do bairro, o seu.
Tivemos a honra de conhecer o Sr. João, dono d'O Terreirinho há mais de 30 anos, que se prontificou a falar connosco.
Nascido e criado no centro da Invicta, hoje habita em Gondomar. Com o seu pequeno tesouro numa das ruas esquecidas da Ribeira, mais precisamente no Largo do Terreirinho, hoje o turismo sustenta o seu restaurante e os seus funcionários. No meio dos caminhos estreitos da Ribeira, o Sr. João afirma ser abordado por jornalistas internacionais quase todos os meses, mais do que uma vez, onde é questionado pela evolução do turismo portuense e o que o faz manter-se na cidade.
Equipa Hidden: Sr. João, vive aqui no Porto há muito tempo?
Sr. João: Eu nasci no Porto, toda a minha família nasceu aqui na cidade.
Equipa Hidden: Viu a cidade nascer e tornar-se aquilo que é hoje.
Sr. João: Sim, acompanhei o seu crescimento. Infelizmente não moro dentro da cidade por uma questão de comodismo. Eu casei-me com uma pessoa que vivia na periferia e como os meus sogros tomavam conta dos nossos filhos, passei também para a periferia. Hoje tecnicamente é impossível viver dentro da cidade pela pressão imobiliária que existe. Também acontece convosco (referindo-se aos estudantes). Antigamente, eu vivi também ali na Rua das Fontaínhas e existiam umas senhoras que alugavam quartos aos estudantes de Medicina. Hoje vocês pagam tanto por um quarto como antigamente se pagava por uma casa. A especulação imobiliária atirou toda a gente para fora da cidade. É extremamente caro.
Equipa Hidden: Como descreve o Porto em três palavras?
Sr. João: História, fundamentalmente. A maneira de ser das pessoas, são empreendedoras. São simpáticas, na maioria... Principalmente isso.
Equipa Hidden: Os sítios mais visitados aqui no Porto é a Ribeira e os Aliados. Que lugares que não são tão conhecidos é que recomenda a visitar?
Sr. João: a zona industrial de Campanhã, a zona do Freixo e a zona romântica do palácio da Quinta da Macieirinha.
Terminamos assim a nossa entrevista. Com mais sugestões para visitar na Invicta e mais uma pessoa com uma história para partilhar. Esperemos que gostem e sigam as sugestões do Sr. João.
Hidden Porto, Sharing Our Secrets
Comments